sexta-feira, dezembro 31, 2010

FELIZ 2011, SEMPRE COM ELE!!!

segunda-feira, dezembro 20, 2010

EM JANEIRO SAI O QUINTO LIVRO MEU: "ABNORMAL E OUTRAS SANDICES DO INESPERADO"


QUE ACHAM DESTA CAPA?
O DESENHO É DE MEU NETINHO TALENTOSÍSSIMO
RICARDO VELOSA REIS DE 04 ANOS

domingo, dezembro 19, 2010

24 HORAS NO CÉU AO REDOR DA TERRA!!!



É MUITO AZAR SE JUSTAMENTE O MEU CAIR!
VAI SER COMO GANHAR NA LOTO!
GRAÇAS A DEUS EU NUNCA GANHEI NADA!
BEIJOS, RITA VELOSA

sábado, dezembro 18, 2010

PARABÉNS ! PARABÉNS! PARABÉNS!

Cientista da Unesp cria biomaterial que regenera dentes em 15 dias.Invento da cirurgiã-dentista Sybele Saska recupera tecido ósseo de trauma.Membrana usa micro-organismo de frutas e legumes em decomposição.


Do G1, em São Paulo

Sybele Saska, doutoranda do Instituto de Química (IQ) da Unesp, campus de Araraquara, criou uma membrana que pode substituir os atuais tratamentos para regenerar pequenos traumas nos dentes. O produto tem como base a celulose da bactéria Acetobacter xylinum, um micro-organismo facilmente encontrado em frutas e legumes em decomposição.
Testes de labotarório e um ensaio-piloto em coelhos demonstraram que o biomaterial recupera tecidos ósseos em um período de 7 a 15 dias, dependendo do tamanho do dano.
As informações são de Cínthia Leone, da assessoria de comunicação da Universidade Estadual Paulista.
Só defeitos ósseos pequenos podem ser tratados com a película, posicionada sobre a região traumatizada. As lesões podem ser causadas, por exemplo, ao redor de um implantante dentário, em processos de extração de dente ou quando há cistos ósseos. O biomaterial não substitui pinos, placas e parafusos de titânio.
O produto foi desenvolvido em cerca de um ano e meio, e sua patente foi depositada em maio, com auxílio da Fapesp. Testes em ratos estão previstos para o primeiro semestre de 2011.
O estudo de Sybele Saska foi considerado o melhor na categoria materiais dentários na 88ª Sessão Geral da Associação Internacional de Pesquisa Dentária em Barcelona, Espanha.

sexta-feira, dezembro 17, 2010

FORMATURA DO RICARDO





HOJE, MEU NETINHO RICARDO RECEBE SEU PRIMEIRO DIPLOMA: DA PRÉ - ESCOLA, AOS 4 ANOS DE IDADE.AMANHÃ ELE FAZ 5 ANOS PARABÉNS QUERIDO!TUDO DE BOM!
QUE MUITOS OUTROS DIPLOMAS VENHAM DEPOIS DESTE! SEJA FELIZ!É O QUE IMPORTA! BEIJOS DA VOVÓ DIDI!

quinta-feira, dezembro 16, 2010

NÃO BRINCO MAIS!

Levaram meu marido
Engravidaram a minha filha
Desprezaram meu netinho
Falaram mal de mim
Disseram que eu tinha câncer
E eu acreditei....
Envenenaram o meu cachorro
O banco levou minha casa
O agiota levou o resto
Roubaram meu carro velho
Comprei outro que “deu perda total”
Riscaram meu carro novo
Queimaram meu piano
Racharam meu violão
Deu traça nos meus quadros
Sumiram com os meus livros
Mandaram vírus para meu computador
Destruíram meu DVD
Estragaram a televisão
Encheram de terra o aparelho de som
Encheram de folhas o toca-fitas
A máquina de lavar roupas queimou
O microondas explodiu
Arrebentaram a válvula hidra
Secaram meus vasos com mau-olhado
Sumiram com as minhas havaianas
Quebraram meu copo predileto
E o aquário de peixinhos
Amassaram a máquina fotográfica
Rasgaram minha foto preferida
Agrediram-me
Xingaram-me
Aposentaram-me
Entupiram-me de remédios
Desenharam nas paredes lá de casa
Amassaram e encardiram as panelas
Arrebentaram vidros e maçanetas
Espalharam lixo na calçada
Os amigos se afastaram
Os parentes se esconderam
Só sobrou você Nossa Senhora
Então ,vamos brincar no Natal?
Posso pegar seu menino?
Posso brincar com ele?
Até lá,
Não brinco mais!

TEXTO DE RITA VELOSA.
PROTEGIDO POR DIREITOS AUTORAIS.
FAVOR CITAR SEMPRE A AUTORIA.

quarta-feira, dezembro 15, 2010

ESSA EU ADOREI!!!

Anúncio de namoro no Nordeste!!!

Matéria publicada em um jornal de circulação diária, do Estado do Ceará.
(Veja também a resposta da pretendente).

Homem descasado procura:

Homem de 40 anos, que só gosta de mulher, após casamento de sete anos, mal sucedido afetivamente, vem, através deste anúncio, procurar mulher, que só goste de homem, para compromisso duradouro, desde que esta preencha certos requisitos:

O PRETENDIDO exige que a PRENTENDENTE tenha idade entre 28 e 40 anos, não descartando, evidentemente, aquelas de idade abaixo do limite inferior, descartando as acima do limite superior.

Devem ter um grau razoável de escolaridade, para que não digam, na frente de estranhos: 'menas vezes','quando eu si casar', 'pobrema no úter', 'eu já si operei de apênis', 'é de grátis', 'vamo de a pé', 'adoro tar com ocê' e outras pérolas gramaticais.

Os olhos podem ter qualquer cor, desde que sejam da mesma e olhem para uma só direção.
Os dentes, além de extremamente brancos, todos os 32, devem permanecer na boca ao deitar e nunca dormirem mergulhados num copo d'água.
Os seios devem ser firmes, do tamanho de um mamão papaia, cujos mamilos olhem sempre para o céu, quando muito para o purgatório, nunca para o inferno.
Devem ter consistência tal que não escapem pelos dedos, como massa de pão.

Por motivos óbvios, a boca e os lábios devem ter consistência macia, não confundir com beiço.
A barriga, se existir, muito pequena e discreta e não um ponto de referência.
O PRETENDIDO exige que a PRETENDENTE seja sexualmente normal, isto é, tenha orgasmos, se múltiplos melhor, mas, mesmo que eventuais, quando acontecerem, que ela gema um pouco ou pisque os olhos, para que ele sinta-se sexualmente interessante. Independentemente da experiência sexual do PRETENDIDO, este exige que durante o ato sexual a PRETENDENTE não boceje, não ria, não fique vendo as horas no rádio relógio, não durma ou cochile.
O PRETENDIDO exige que a PRETENDENTE não tenha feito nenhuma sessão de análise, o que poderia camuflar, por algum tempo, uma eventual esquizofrenia.

A PRETENDENTE deverá ter um carro que ande, nem que seja uma Brasília, ou que tenha dinheiro para o táxi, uma vez que, pela própria idade do PRETENDIDO, ele não tem mais paciência para levar namorada de madrugada para casa.

Enviar cartas com foto recente de corpo inteiro, frente e costas da PRETENDENTE para a redação deste jornal, para o codinome:

'CACHORRO MORDIDO DE COBRA TEM MEDO ATÉ DE BARBANTE'.

Resposta da Pretendente, publicada dias após, no mesmo periódico Cearense :

Prezado HOMEM DESCASADO ... Li seu anúncio no jornal e manifesto meu interesse em manter um compromisso duradouro com o senhor, desde que (é claro) o senhor também preencha outros 'certos' requisitos que considero básicos!

Vale lembrar que tais exigências se baseiam em conclusões tiradas acerca do comportamento masculino em diversas relações frustradas, que só não deixaram marcas profundas em minha personalidade porque, 'graças a Deus', fiz anos de terapia, o que, infelizmente, contraria uma de suas exigências!

Quanto à idade convém ressaltar que espero que o senhor tenha a maturidade dos 40 anos e o vigor dos 28 e que seu grau de escolaridade supere a cultura que porventura tenha adquirido assistindo aos programas do 'Show do Milhão'...!

Seus olhos podem ser de qualquer cor desde que vejam algo além de jogos de futebol e revistas de mulher pelada. E seus dentes devem sorrir mesmo quando lhe for solicitado que lave a louça ou arrume a cama. Não é necessário que seus músculos tenham sido esculpidos pelo halterofilismo, mas que seus braços sejam fortes o suficiente para carregar as compras. Quanto à boca, por motivos também óbvios, além de cumprir com eficiência as funções a que se destinam, as bocas no relacionamento de um casal devem servir, inclusive, para pronunciar palavras doces e gentis e não somente: 'PEGA MAIS UMA CERVEJA AÍ, MULHER!'. A barriga, que é quase certo que o senhor a tenha, é tolerável, desde que não atrapalhe para abaixar ao pegar as cuecas e meias que jamais deverão ficar no chão. Quanto ao desempenho sexual espera-se que corresponda ao menos polidamente à 'performance' daquilo que o senhor 'diz que faz' aos seus amigos! E que durante o ato sexual não precise levar para a cama livros do tipo: 'Manual do corpo humano' ou 'Mulher, esse ser estranho'!

No que diz respeito ao ítem alimentação, cumpre estar atualizado com a lista dos melhores restaurantes, ser um bom conhecedor de vinhos e toda espécie de iguarias, além de bancar as contas, evidentemente. Em relação ao carro, tornam-se desnecessários os trajetos durante a madrugada, uma vez que, havendo correspondência nas exigências que por ora faço, pretendo mudar-me de mala e cuia para a sua casa ... meu amor!!!

Assinado: A COBRA

terça-feira, dezembro 14, 2010

FACES

Face eu
Face tu
Face ele
Face nós
Face vós
Face eles
Face saí!
Face vi-venci!
Face não estou nem aí....

TEXTO DE RITA VELOSA
PROTEGIDO POR DIREITOS AUTORAIS
FAVOR CITAR SEMPRE A AUTORIA

PERTO DA FRONTEIRA DO SISTEMA SOLAR


A sonda espacial Voyager 1, lançada há 33 anos, está perto da fronteira do Sistema Solar.
A 17,4 bilhões de quilômetros de casa, a sonda é o objeto feito pelo homem mais distante da Terra e começou a identificar uma mudança nítida no fluxo de partículas à sua volta.

Estas partículas, emanadas pelo Sol, não estão mais se dirigindo para fora e sim se movimentando lateralmente.

Isso significa que a Voyager deve estar muito perto de dar o salto para o espaço interestelar - o espaço entre as estrelas.

Edward Stone, cientista do projeto Voyager, elogiou a sonda e as incríveis descobertas que ela continua enviando à Terra.

"Quando a Voyager foi lançada, a era espacial tinha apenas 20 anos de idade, então não era possível prever que uma sonda espacial pudesse durar tanto tempo", disse ele à BBC.

"Não tínhamos ideia do quanto teríamos que viajar para sair do Sistema Solar. Sabemos agora que em aproximadamente cinco anos devemos estar fora do Sistema Solar pela primeira vez."

'Partículas carregadas'
A Voyager 2 foi lançada no dia 5 de setembro de 1977, enquanto sua sonda gêmea, a Voyager 1,foi enviada ao espaço pouco antes, em 20 de agosto de 1977.

O objetivo inicial da Nasa era inspecionar os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, uma tarefa concluída em 1989.

As sondas gêmeas foram então enviadas na direção do centro da Via Láctea.

Abastecidos por suas fontes radioativas de energia, os instrumentos das sondas continuam funcionando bem e enviando informações à Terra, apesar de que a vasta distância envolvida significa que uma mensagem de rádio precisa viajar cerca de 16 horas.

As últimas descobertas vêm do detector de partículas de baixa energia da Voyager 1, que tem monitorado a velocidade dos ventos solares.

Esta corrente de partículas carregadas forma uma bolha em torno do nosso Sistema Solar conhecido como heliosfera. Os ventos viajam a uma velocidade "supersônica" até cruzar uma onda de choque no encontro com as partículas interestelares.

Nesse ponto, o vento reduz sua velocidade dramaticamente, gerando calor. A Voyager determinou que a velocidade do vento em sua localização chegou agora a zero.

Corrida
"Chegamos ao ponto em que o vento solar, que até agora tinha um movimento para fora, não está mais se movendo para fora; está apenas se movendo lateralmente para depois acabar descendo pelo rabo da heliosfera, que é um objeto com forma de cometa", disse Stone, que é baseado no Instituto de Tecnologia da Califórnia, em Pasadena.

O fenômeno é a consequência do vento indo de encontro à matéria vinda de outras estrelas. A fronteira entre os dois é o fim "oficial" do Sistema Solar, a heliopausa. Uma vez que a Voyager passar por isso, estará no espaço interestelar.

Os primeiros sinais de que a Voyager havia encontrado algo novo apareceram em junho. Vários meses de coleta de novos dados foram necessários para confirmar a observação.

"Quando percebi que estávamos recebendo zeros definitivos, fiquei maravilhado", disse Rob Decker, um pesquisador da Universidade Johns Hopkins que trabalha com o detector de partículas de baixa energia da Voyager.

"Ali estava a Voyager, uma sonda espacial que tem sido um burro de carga há 33 anos, nos mostrando algo completamente novo mais uma vez."

IG- ÚLTIMO SEGUNDO-CIÊNCIA


segunda-feira, dezembro 13, 2010

CHAMPAGNE PARA BRINDAR " SOLITA Y MUY TRISTE" SEM MEU ROGÉRIO



OS MEIOS MUDAM MAS O SENTIMENTO CONTINUA O MESMO!

domingo, dezembro 12, 2010

LIVROS À VENDA PELA INTERNETE

MEUS LIVROS AGORA ESTÃO À VENDA NA LIVRARIA MARTINS FONTES DA PAULISTA TAMBÉM PELA INTERNET(E-COMMERCE). FAÇA UMA VISITA NO LINK ABAIXO.
http://www.martinsfontespaulista.com.br/ch/bus/0/0/disponibilidade/decrescente/20/1/rita-velosa.aspx

CASO O LINK NÃO FUNCIONE CLIQUE NO TÍTULO DESTA POSTAGEM QUE VOCÊ CHEGA LÁ.
CONHEÇA!
DIVULGUE!
OBRIGADA!
RITA VELOSA

ENDEREÇO INTERESSANTE

MAIS DE 1500 MÚSICAS ITALIANAS CANTADAS
POR FAMOSOS E DESCONHECIDOS
COM AS LETRAS EM ITALIANO E PORTUGUÊS.
GOSTEI!
http://italiasempre.com/verpor/mp32.htm

sábado, dezembro 11, 2010

COMO É DURO FICAR PARA TRÁS!!!!



EM 11/12/2009 A MORTE NOS SEPAROU NO AUGE DE NOSSO AMOR.
COMO POSSO PASSAR UMA VIDA SEM VOCÊ?
COMO?

NÃO ADIANTA! HOJE EU SÓ QUERO VOLTAR NO TEMPO!



ESTA ERA A PREDILETA DELE :CAMINHEMOS

sexta-feira, dezembro 10, 2010

A ARTE CURA TODOS OS MALES



















A ARTE CURA TODOS OS MALES
PRINCIPALMENTE A MUSICA.
ESPERO TER TRAZIDO EMOÇÃO
E ALEGRIA A TODOS COM ESTES VÍDEOS
FELIZ NATAL!





LIFE IS A CABARET COM LIZA MINELLI

O YOU TUBE FECHOU O ACESSO A DOWNLOADS DOS VÍDEOS ORIGINAIS DO FILME MAS EU ACHEI ESTE QUE PELO MENOS DÁ UMA IDÉIA DO EXPLENDOR DO NÚMERO DA LIZA NO FILME.DÁ PARA VER UNS PEDACINHOS DO NÚMERO ORIGINAL DO FILME.LINDO!LINDO!LINDO!


MONEY, MONEY!

LIFE IS A CABARET OLD CHAMPION!

TRAZ O VINHO , AS FLORES E AS VELAS!



MEU VESTIDO DE DEBUTANTE ERA IGUAL AO QUE ELA ESTÁ USANDO! LINDO!





quinta-feira, dezembro 09, 2010

PRIVATIZARAM! - MOMENTO HISTÓRICO - INÍCIO DAS "SPACE JOURNEYS" COMERCIAIS E TURÍSTICAS

Primeira cápsula espacial privada entra em órbita
Empresa particular é bem sucedida no lançamento de nave que pode substituir os ônibus espaciais no futuro
AFP 08/12/2010 16:21 - Atualizada às 18:12
Foto: AFP


Foguete da SpaceX consegue lançar cápsula espacial esta tarde, na Flórida, EUA
A empresa americana SpaceX colocou com sucesso em órbita nesta quarta-feira sua cápsula espacial Dragon, na primeira tentativa deste tipo realizada por uma empresa privada americana e que pode abrir caminho aos voos comerciais espaciais.

O lançamento da cápsula a partir de Cabo Cañaveral (Flórida, sudeste) a bordo de um foguete Falcon 9 ocorreu às 15H43 GMT (13H43 de Brasília), e a cápsula em forma de bala entrou em órbita cerca de 10 minutos depois.

A SpaceX confirmou que a cápsula fez um "pouso suave" às 19H04 GMT (17H04 de Brasília), menos de quatro horas após seu lançamento a bordo do foguete Falcon 9 de Cabo Cañaveral, Flórida (sudeste).

"Dragon está em órbita", escreveu a Nasa em seu Twitter cerca de 10 minutos após o lançamento. "Parabéns à SpaceX e sua equipe por esse lançamento bem-sucedido".

Por enquanto, ninguém viaja a bordo da cápsula Dragon, mas ela tem espaço para sete tripulantes e um amplo porão de carga, que pode fornecer suprimentos para a Estação Espacial Internacional (ISS), após a Nasa aposentar sua frota espacial no próximo ano.

Na ausência de carga e tripulantes, a cápsula Dragon transporta "cartões de identificação dos funcionários da SpaceX e outras recordações", informou a Nasa.

Nunca antes uma empresa privada tentou um arriscado desafio de enviar uma nave espacial a orbitar a Terra e voltar ao planeta, e inclusive a própria SpaceX afirma não estar segura de conseguir isso.

A operação tem o objetivo de mostrar a habilidade da cápsula de se lançar e separar do foguete Falcon 9, orbitar a Terra, transmitir sinais, receber ordens e depois voltar à atmosfera do planeta para ser recuperada no oceano.

Se o lançamento e os controles de comando forem bem-sucedidos, o próximo passo será um voo ao redor da Estação Espacial Internacional (ISS), em uma missão de cinco dias durante 2011.

O terceiro seria um voo tripulado para a ISS (ESTAÇÃO INTERPLANETÁRIA INTERNACIONAL), também em 2011.

Mas a empresa não era muito otimista sobre o sucesso de toda a operação.

"A história nos faz pensar que teremos algum problema importante em um dos três primeiros voos, isso é algo empírico que não tem nada a ver com o que estamos fazendo nem com nossas esperanças", disse na segunda-feira a presidente da SpaceX, Gwynne Shotwell.

"Não sou uma estatística, então não necessariamente quero dar um número (chances de sucesso), mas acho que não é menor que 70%", estimou.

De fato, alguns problemas técnicos adiaram o lançamento: primeiro, foi encontrada na segunda-feira uma rachadura no propulsor do motor, que adiou em um dia o lançamento, em seguida, nesta quarta-feira, a primeira tentativa de lançar a nave durante a manhã foi abortada por razões ainda desconhecidas.

A agência espacial americana Nasa assinou um contrato de 1,6 bilhão de dólares com SpaceX em dezembro de 2008, no âmbito do programa dos Serviços de Transporte Comercial Orbital(COTS, em inglês), para que forneça 12 naves espaciais com capacidade de carga de pelo menos 20 toneladas capazes de reabastecer a ISS até 2016.

A Nasa e o governo dos Estados Unidos estimulam o setor privado a se envolver no espaço a fim de tapar o buraco deixado pelo fim do programa de ônibus espaciais em 2011, até que comecem a voar as naves da próxima geração da agência espacial.

Por enquanto, os EUA dependerão dos foguetes russos Soyuz para chegar à ISS durante o período de transição.

COMENTÁRIO DE RITA VELOSA: " NOME INTERESSANTE E ESCLARECEDOR "SPACE X"
QUEM SERÁ O DONO? O LEQUE PODE IR DE BILL GATES A BIN LADEN"
SE CUIDA JACARÉ!!!

EM TODO CASO ACHO QUE MEU NETINHO FOFUCHO VAI PODER MESMO VIAJAR PELAS ESTRELAS! TOMARA QUE DÊ TUDO CERTO E QUE SEJA PARA O BEM DA HUMANIDADE!

LUA...MARTE...AQUI VAMOS NÓS! RESERVA AÍ UMA PASSAGEM CLASSE TURÍSTICA PARA MIM , PARA 2032 PARA A COMEMORAÇÃO DOS MEUS 8O ANOS!!!( RSRSRSRSRS)

quarta-feira, dezembro 08, 2010

RECORDANDO OS TEMPOS ÁUREOS DA DANÇA EM HOLLYWOOD

Ernesto Nazareth - Dengozo
(Fred Astaire e Ginger Rogers)
(1939)

Ernesto Nazareth - Dengozo (Fred Astaire e Ginger Rogers) (1939) from PACC on Vimeo.

terça-feira, dezembro 07, 2010

O NATAL, SÃO NICOLAU, PAPAI NOEL E OS COSTUMES


EM MURAL DOS ESCRITORES
Postado por Ana da Cruz em 6 dezembro 2010 às 19:30

1- Surge a Comemoração do Natal

A história de uma comemoração popular em dezembro, no dia 25, tem origem há 7.000 anos a.C., celebrando o solstício grego de inverno, a noite mais longa do ano, no Hemisfério Norte. É considerado que da madrugada desse dia em diante o sol fica cada vez mais tempo no céu, até o auge do verão. Essa comemoração popular, acontecia nessa data, por considerada o marco anual de virada das trevas para luz, ou seja, um "renascimento" do Sol, época em que todos deviam refletir sobre suas vidas, a fim de inaugurar tempos mais felizes.

Por volta do ano 500 d.C., quando começaram a parar de perseguir e matar os cristãos, a região da Itália foi escolhida para sede da primeira igreja cristã, mais precisamente, sua capital Roma, por isso, foi chamada Romana. Não há nisso, nenhum vínculo com o Estado Italiano ou de Roma como capital, já que é gerenciada de forma independente, pela igreja. Já havia tantos cristãos que cabia ao estado italiano reconhecer o direito do cristianismo ser uma religião oficial ou viver uma guerra civil, portanto, não foi uma simples concessão.

Em agradecimento ao seu Messias Jesus Cristo, a Igreja inaugurou a comemoração do seu nascimento, pois foi considerado um marco para a salvação dos cristãos, um dos mais importantes na história do Cristianismo. A Igreja aliou a conversão de muitos à transformação de uma comemoração já existente, numa festa cristã, pois a iluminação pela palavra de Jesus Cristo passou a ser considerada o fator de mudança na vida das pessoas, pois foi sua vinda ao mundo que permitiu que as pessoas independente de classe, core, etnia, sexo, das muitas diferenças ... pudessem se tratar por irmãos, como iguais que são no valor como filhos de Deus. Jesus Cristo com sua palavra de amor e fé foram usados como modelos, pois Cristo não julgava, recebia e tratava com carinho todo aquele que dele se aproximava e necessitava.

O convertido Constantino foi o bispo que idealizou que fosse feita uma escritura de livros comum. A proposta foi unir o primeiro livro denominado Bíblia, ou Bíblia Hebraica, escrito há 2000 anos atrás, escrito há 9 anos d.c., chamado atualmente de Primeiro Testamento, a um Novo Testamento com a palavra de Jesus Cristo e os evangelhos, pois os vários grupos cristãos tinham livros dispersos, mas não juntos numa mesma obra como é a Sagrada Bíblia Cristã atual. Para tanto, os delegados do Bispo de Roma se reuniram para análise e inclusão no cânon bíblico de uma compilação dos livros que formariam o Novo Testamento.

Quando o calendário romano foi inventado, marcado em dias, semanas, meses e fechando num ano, havia o objetivo de durante cada ano, toda a mensagem do Novo Testamento fosse lida e refletida cristãos. Assim, começa-se o calendário litúrgico no advento, pouco antes da comemoração do nascimento de Jesus Cristo e durante o ano novo todo, há a chamada liturgia da palavra, onde os evangelhos são lidos e refletidos pelos cristãos e a vida de Cristo é relembrada, desde a sua em Encarnação no ventre de Maria, passando pelo seu nascimento, batismo, pregações, sofrimentos, morte, ressurreição, até sua ascensão ao céu e a vinda do Espírito Santo, no Pentecostes.

Assim, durante o Natal que tem esse nome por comemorar nascimento de Jesus Cristo, no dia 25 de dezembro, as famílias começaram a se reunir para agradecer a vinda de Jesus ao mundo e, depois, todos saíam a cumprimentar os amigos, visinhos e transeuntes, desejando um Feliz Natal.

Muito tempo depois, o Cristianismo se subdividiu. O Catolicismo Romano Ortodoxo foi a primeira religião cristã com fundação oficial, depois veio o cisma entre o Ortodoxo e o Romano (pois a linha ortodoxa pretendia uma prática mais internalizada e a romana queria espalhar o cristianismo pelo mundo). Alguns séculos depois, houve o cisma Anglicano. Na Idade Média, surgiu o Protestantismo, outro segmento cristão, que tem basicamente duas vertentes. O Tradicional ou Luterano, tem esse nome pois Martinho Lutero fez sua adaptação e tradução para a Língua Alemã da Bíblia Sagrada Cristã, compilada e editada pela primeira vez pelos católicos - e questionou alguns fundamentos como a cobrança do dízimo, a santidade de Maria, inaugurando a chamada livre interpretação, pois os católicos sempre indicaram o estudo do texto, baseando no significado que os termos tinham, na época em que foram escritos. Do Luteranismo, derivaram os Presbiterianos, Metodistas e outros. Do segmento Protestante Pentecostal ou Calvinista, que se diferenciou do Luterano pela chamada Predestinação do homem (ou seja, cristianilizaram o chamado destino: o que é pra ser já estaria escrito), diferente dos católicos que sempre acreditaram no Livre Arbítrio, ou seja, cada um é responsável por sua vida, um presente de Deus e Este abençoa aos que se esforçam e trabalham por mudanças. Do Calvinismo, derivam centenas de designações. Católicos e protestantes, todos procuram ser cristãos, ou seja, seguir o exemplo de Jesus Cristo.

2- A vida de São Nicolau

Nunca a igreja romana colocou Nicolau como alguém que soubesse tudo (onisciência) nem que pudesse estar em toda parte entregando presentes (onipresente) nem mesmo que tenha presenciado o que cada um de nós faz durante o ano todo.

Nicolau era bastante jovem quando seus pais morreram, herdando deles uma imensa fortuna que lhe possibilitou praticar a caridade em grande escala, se transformando em um homem muito piedoso, com o costume de dar comida às crianças e, algumas vezes, escutando suas vontades, levava-lhes presentes, como agasalhos e outros ou esmolas para que comprassem. Ele não tinha pena apenas de crianças. Sabendo da história de três moças que, por serem pobres, não tiveram pretendentes para casar e que o pai pensava em prostituí-las. De noite, sem ser visto, atirou para dentro do quarto do homem, uma bolsa com moedas de ouro, suficientes para um dote. Repetiu isso quando o mesmo homem foi casar a segunda filha, mas esse, atento, correu atrás dele, viu quem era e agradeceu-lhe, fato que fez com que mais essa bondade fosse conhecida por muitos.

Quando foi se tornar monge, terminou por repartir todos seus bens aos pobres, destacando-se sempre por sua generosidade com as crianças. Foi nomeado Bispo de Mira na chamada Lícia, hoje, a Turquia. No dia em que foi sagrado Bispo, quando acabou a cerimônia, uma mulher atirou-se a seus pés com um menino nos braços, suplicando: “Dai vida a meu filhinho! Ele caiu no fogo e teve morte terrível. Tende pena de mim. Dai-lhe a vida!”. Emocionado e compadecido das dores daquela mãe, fez o sinal-da-cruz sobre o menino, pediu a Jesus que, caso fosse possível, em sua infinita bondade, atendesse ao pedido do seu humilde servo, no que foi ouvido, e o menino ressuscitou na presença de todos os fiéis presentes à sua sagração. O bispo Nicolau, além do costume de dar esmolas e presentes às pessoas que encontrava na rua durante o gelado inverno de sua cidade, a prática piedosa por que ficou sendo conhecido, também teve adquirido o dom da cura e começou a curar vários tipos de doenças.

A surpresa por tantos feitos, considerados sobrenaturais, levou a Igreja Católica para uma investigação da sua vida, para fins de confirmar uma santidade ou não. Após muitos anos de pesquisas, verificou-se que sua vida inteira foi dentro da prática da caridade, e alguns milagres puderam ser confirmados, sem que houvesse dúvidas de que Deus, generosamente, permitiu que Nicolau fosse um canal de sua bondade, então, ele foi homenageado com o título de Santo. O seu milagre mais famoso foi ressuscitar três crianças assassinadas por um açougueiro sem escrúpulos e ambicioso, que foram picadas em pedaços e jogadas num barril para serem servidas como carne salgada. Não houve dúvidas, reconheceram-no com o título de Santo, ou seja, abençoado de forma especial por Deus. Morreu já um senhor de barba, que continuava a sair as ruas a visitar os necessitados. Suas relíquias estão em Bari, na Itália, onde há uma Igreja em sua honra.

Seu culto difundiu-se primeiro no Oriente e depois em todo o mundo. É padroeiro da Rússia, mas também é venerado de modo especial em países da Europa, como França, Alemanha, Inglaterra e Irlanda. Este grande Santo começou a ser homenageado na Alemanha, com o costume dos vizinhos irem de casa em casa, levando presentes para as crianças bem comportadas, no dia de São Nicolau, ou seja, dia 6 de dezembro, prática que foi se estendendo pelo mundo. A lenda do Papai Noel não foi criada pela Igreja Católica. Nicolau nunca foi endeusado e a igreja jamais o relacionou como um Deus, já que Deus só existe UM e todos os dons são presentes do Pai. Nada disso tinha a ver com o comércio dos dias atuais.

É comum aos católicos pedirem a intervenção de São Nicolau junto às suas orações a Deus para proteger seus filhos das violências e também para cura de ferimentos graves. Ainda em vida, aqui mesmo na Terra, Jesus Cristo sempre o atendia, motivo porque os católicos o acreditam Santo e próximo da Luz Divina, por isso, pedem sua ajuda, quando fazem um pedido.

3- A Lenda do Papai Noel

Mais tarde, com a chegada das navegações e a descoberta da América, São Nicolau tornou-se padroeiro da Filadélfia e Nova Yorque. O frio inverno americano ganhou um momento de calor e alegria com as comemorações em torno do padroeiro dessas cidades, o bispo Nicolau. Os famosos passeios bondosos de Nicolau, muitas vezes, com um saco a distribuir agasalhos e presentes, acabaram gerando uma lenda popular, hoje, parte do folclore mundial, mas houve a transferência de sua localização para o Pólo Norte, mudaram-lhe os trajes, chamaram-no Papai Noel e passaram a comemorar junto ao Natal, com os presentes colocados junto aos sapatos ou debaixo de uma árvore.

Na verdade, foi um estratagema dos pais para saberem dos filhos o presente que queriam ganhar. Então, perguntavam: O que você que o Papai Noel traga de natal para você? Escreva um bilhete, bem antes do natal para ele se prevenir. Seja bem comportado que Papai Noel vê tudo o que você faz. Por quê? A lenda de Papai Noel, de Nicolau, só tem a imagem do bom velhinho, mas o Papai Noel sempre foram os pais, os avós, as pessoas que criam as crianças ou pessoas bondosas ao redor, que gostem delas. Seja como for, a lenda serviu como uma forma de fazer do natal um sonho mais bonito. A Igreja Católica nunca incentivou, mas nunca proibiu os pais de disfarçadamente serem oniscientes dos sonhos de seus filhos, mesmo “escondidos” no pseudônimo de Papai Noel.

Antes, ao lerem as cartas, muitos pais que eram pobres, não podendo presentear os filhos, encaminhavam-nas também aos tios, avós e padrinhos, para ver a possibilidade de realizar o desejo da criança, dentro da família, ou mesmo, caso não houvesse possibilidade, dar-lhe outra coisa que eles soubessem que elas queriam ou necessitassem. No Brasil, alguns pais, de famílias totalmente sem condições financeiras, encaminham suas cartas ao correio, com o endereço Papai Noel, Pólo Norte, pois, entre nossas muitas instituições, o Correio Brasileiro é uma que costuma abrir e ler as cartas e atender alguns dos pedidos; outros pais que são católicos, ligados a algumas paróquias, quando as cartas são muito emocionantes e eles não têm como atender, encaminham aos padres ou aos responsáveis pelos movimentos dentro de sua comunidade ou paróquia, como a Legião de Maria, os Vicentinos e outros, na esperança de que alguém os possa atender.

4- No Natal e em Todos os Dias da Nossa Vida

Que o Senhor Deus, Nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo abençoe a todos os corações que pulsam pelo amor, a todas pessoas que intencionam o bem, independe de cor, sexo, etnia, religião ou classe social.

Devemos tentar ser e fazer o melhor de nós para os outros.
Pra que brigar se não existe pensar humano unânime, nem existirá.
Também não existe verdade humana, existem pontos de vista de cada um.
A verdade continua a ser divina. Então, sejamos amigos. A Deus, o julgamento.

Fontes Consultadas

Pe. João Batista Lehmann . Na Luz Perpétua: Leituras Religiosas Da Vida Dos Santos De Deus Para Todos Os Dias Do Ano Apresentadas Ao Povo Cristão. Editora: Typographia Lar do Catholico – vol. II - Número de Páginas: 1095 Formato: 19 x 27. Juiz de Fora Ano: 1935

Alguns Endereços Virtuais

Sempre Alegria.
http://www.semprealegria.com/blog/?p=2135
Super Interessante.
http://super.abril.com.br/superarquivo/2006/conteudo_192443.shtml
Mundo Católico.
http://www.mundocatolico.org.br/missalit.html
Wikipédia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano_litúrgico

Ana da Cruz. O Natal, São Nicolau, Papai Noel e os Costumes. Mural dos Escritores, 6 de dezembro de 2010.

segunda-feira, dezembro 06, 2010

LEI BRASILEIRA CONTRA "GOLPE DO BAÚ" CRIA POLÊMICA

Lei brasileira contra 'golpe do baú' no casamento cria polêmica
Especialistas discutem legitimidade da regra que obriga idosos a se casarem em regime de separação de bens

Com o objetivo de proteger o patrimônio das famílias de eventuais golpes do baú, o Código Civil Brasileiro torna obrigatório o regime de separação de bens no casamento após os 60 anos. Mas um projeto de lei aprovado há menos de um mês no Senado eleva essa idade para 70 anos. O texto, que ainda depende de sanção presidencial para entrar em vigor, divide opiniões de especialistas e também de idosos.


Autora do projeto, a deputada Solange Amaral (DEM-RJ) diz que sua principal motivação foi o aumento na expectativa de vida do brasileiro. "Ter 60 anos no início do século passado era uma coisa. Hoje, as pessoas se casam mais tarde e se tornou comum se casar mais de uma vez."

Para o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), a alteração ameniza, mas não resolve o problema. Continua a existir uma imposição discriminatória, que fere o direito do cidadão de dispor livremente de seu patrimônio. "Por que, ao atingirem 60 ou 70 anos, as pessoas precisam sofrer interdição automática em seus atos na vida civil?", questiona Rodrigo da Cunha, presidente da entidade. "Se estiver incapaz, a família pode pedir a anulação do casamento. Mas esses casos são exceção e assim devem ser tratados."

Cunha lembra que algumas das pessoas que tomam as decisões mais importantes do País, como diversos ministros do Supremo Tribunal Federal e até mesmo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 65 anos, e a presidente eleita, Dilma Rousseff, de 62, não poderiam hoje escolher o próprio regime de casamento.

A desembargadora Maria Berenice Dias, uma das maiores especialistas em Direito de Família do Brasil, também critica a intervenção estatal na vida particular dos cidadãos. "A lei é preconceituosa, pois parte do princípio que ninguém pode amar alguém com mais de 70 anos. Presume que deve haver um interesse econômico envolvido", argumenta.

Essa visão, no entanto, está longe de ser consenso. "Quando você trabalha com direito de família, vê que golpes do baú acontecem. E não são raros", diz o advogado Luiz Kignel. Ele afirma, no entanto, que a alteração na idade prevista no projeto vem em boa hora. "Meus clientes de 60 anos estão se casando, estão trabalhando, têm vida social. Não tem por que ser imposto a eles esse regime. Mas é preciso sim haver um limite."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

domingo, dezembro 05, 2010

DOIS EXTREMOS NA NATUREZA EM 2010







SLIDE SHOW SOBRE A SECA NA AMAZÔNIA - 2010

http://especiais.ig.com.br/zoom/estiagem-na-amazonia/






SLIDE SHOW SOBRE A NEVASCA NA EUROPA - 2010

http://especiais.ig.com.br/zoom/tempestades-de-neve-na-europa/

LINK PARA A MINA DAS FOTOS ACIMA:

http://especiais.ig.com.br/zoom

sábado, dezembro 04, 2010

FAVOR DIVULGAR E AJUDAR UMA POBRE ESCRITORA A PASSAR UM NATAL MAIS FELIZ!!!

MEUS LIVROS AGORA ESTÃO À VENDA NA LIVRARIA MARTINS FONTES DA PAULISTA TAMBÉM PELA INTERNET(E-COMMERCE). FAÇA UMA VISITA NO LINK ABAIXO. http://www.martinsfontespaulista.com.br/site/busca.aspx?TodaLoja=RITA+VELOSA


sexta-feira, dezembro 03, 2010

PARENTE É UMA DESGRAÇA!!!(RSRSRSRS...)




ERA PARA EU ESTAR EMBARCANDO PARA A EUROPA AMANHÃ, MAS MEU SOBRINHO FABRÍCIO ADIOU A VIAGEM DE NOSSO GRUPO PARA MARÇO.PODE?E EU LOUCA PARA TOMAR VINHO ATÉ, APROVEITANDO O CLIMA FRIO.ÁI QUE ÓDIO!!!DETESTO CERVEJA!E TOMAR VINHO EM MARÇO NÃO VAI TER TANTA GRAÇA...PARENTE É UMA DESGRAÇA!

Europa 03 DE DEZEMBRO DE 2010
Nevascas fecham estradas, ferrovias e aeroportos ao redor do continente, onde temperaturas chegam a -33ºC
iG São Paulo 03/12/2010 10:41

Países europeus continuam a enfrentar fortes nevascas e baixíssimas temperaturas nesta sexta-feira. Segundo autoridades, o número de mortos pelo frio chega a 35 em todo o continente.
Milhares de pessoas deixaram de trabalhar ou viajar devido ao fechamento de estradas, ferrovias e aeroportos ao redor do continente. Houve atrasos em voos no aeroporto de Heathrow, em Londres, no Charles de Gaulle, em Paris, no de Schiphol, em Amsterdã, e nos aeroportos de Berlin Tegel e Dusseldorf, na Alemanha.
O aeroporto de Gatwick, em Londres, reabriu na manhã desta sexta-feira após dois dias fechados, mas passageiros foram alertados para o risco de atrasos e cancelamentos. Os aeroportos de City, em Londres, e Edimburgo, na Escócia, também sofreram fechamentos. O Eurostar deve sofrer uma redução significativa nos serviços até domingo.

quinta-feira, dezembro 02, 2010

SE EU TIVESSE CERTEZA...

DE QUE SERIAM ELES QUE CANTARIAM NO CORAL DO CÉU, EU ATÉ ME CONFORMARIA COM AQUELA IDÉIA TRADICIONAL E CHATÍSSIMA DE UM CÉU COM CORAL CANTANDO E ANJINHOS VOANDO O TEMPO TODO, QUE ME PASSARAM NA INFÂNCIA....


quarta-feira, dezembro 01, 2010

FELIZ NATAL A ALGUNS DE MEUS MELHORES AMIGOS DO FACEBOOK


NÃO COUBERAM TODOS NUMA ÁRVORE SÓ..... MAS SÃO IGUALMENTE QUERIDOS!
FELIZ NATAL A TODOS!!!




In this photo: Arthur Andreotti Jr., Candida Giansante Marçal Marques, Estela Squaris Velosa, Jaqueline Nogueira Muniz, Lais Velosa, Lis Arnosti, Lara Velosa, Ligia Velosa, Lorena Kátia Moriane, Luís Roberto Neves, Magaly Colombo Caires, Marina Velosa Simões, Marisa Andreotti Ninot, Paula Velosa, Paulo Mac Intyer, Regina Andreotti Alcoba, Renato Simoes, Ricardo Lupo, Roberto Mac Intyer, Sandra Cunha, Sandra Drouet, Sandra Simoes

  • Google News
  • CURRÍCULO DA BLOGUEIRA

    Rita Bernadete Sampaio Velosa –Poetisa,contista,cronista e trovadora Araraquarense, formada em Comunicação Social /Jornalismo– PUCC/SP, em Letras - Português e Inglês / Plena – UNESP/SP, em Pedagogia e Supervisão Escolar - Faculdades São Luís/SP e com Especialização em Língua Inglesa- BELL SCHOOL/Inglaterra.Publicada eventualmente nos Jornais: “O Imparcial”- Araraquara/SP, “Roteiro”- Campinas/SP, “Diário do Povo”- Campinas/SP, “A Tribuna”-Araraquara, Pró-Dons-Uberlândia , Intervalo/Curta Poesia –Rio de Janeiro, RSLetras/RS na Minirevista Literária/RJ,Caderno Literário Pragmatha/RS e na Revista do “Clube dos Escritores de Piracicaba”(Conselho Acadêmico– Cadeira 58.)É Delegada Regional do Clube dos Escritores, Delegada Cultural da ALPAS XXI É consulesa do Movimento Poetas Del Mundo em Américo Brasiliense.É membro da UBT- Delegada por Américo Brasiliense.. Membro Correspondente das Academias Cachoeirense de Letras/ES, Itajubense de Letras/MG e AVLAC-Academia Varginhense de Letras/MG .Sócia do movimento VIRARTE/RS. Primeira Secretaria da ONG – SOS Cerrado/GO.Revisora do Livro “Buriti”- Premiado com o “Sol de Ouro”.Foi Editora da Revista Eletrônica: “A Ratoeira”(Internet) e publica atualmente o BLOG “CYBER RATOEIRA”-blog oficial- e mais 30 blogs. Professora Aposentada de Ensino Médio, de Português e Literatura/SP. Filha do escritor Dr.Jobal do Amaral Velosa (Buriti-Cronicontos) e sobrinha neta do poeta João Vellosa do Amaral (Um Galho de Morassol). Premiada por várias Academias de Letras e Artes e Editoras . Publicada em mais de 100 antologias nos últimos anos, no Brasil, em Portugal, na França e Inglaterra.Publicou os livros solo de poesias- VENTOS PASSANTES – pela CBJE/RJ-2007 , FAROLEIROS DE ALMAS - CBJE/RJ em 2008.,o livro de crônicas FILHOS DAS ESTRELAS –CBJE/RJ EM 2009 , o livro de contos VESTÍGIOS DOS DIAS - CBJE/ RJ EM 2010 e o livro de contos ABNORMAL E OUTRAS SANDICES DO INESPERADO EM 2011-CBJE//RJ. Organizadora do PRÊMIO BURITI E RESPECTIVA ANTOLOGIA ,Já em sua terceira edição..

    PREMIAÇÕES DA BLOGUEIRA

    Troféu Carlos Drummond de Andrade como destaque em Literatura e em Ativismo Cultural 2011. Primeiro lugar em conto no “X Concurso Literário Algarve-Brasil” com o conto “Flavinha Guaraná”, Olhão/Portugal -TROFÉU BRASIL/ALGARVE 2007 Primeiro Lugar no “IX Prêmio Missões” , Troféu Igaçaba -Categoria Nacional-Crônicas,com a crônica “102”. Roque Gonzales / RS 2006 Primeiro Lugar no Concurso Nacional da Academia Pontagrossense de Letras e Artes- APLA – em Poesia Moderna com “ Castelo de Areia” Ponta Grossa/PR 2008 Primeiro Lugar no Concurso Nacional de Trovas da Academia Pontagrossense de Letras e Artes – APLA / PR – Ponta Grossa/PR 2006 Primeiro Lugar no Concurso Nacional de Contos de Santa Lúcia/SP com “Lamparinas Românticas do Sertão”- Santa Lúcia/SP 2006 Segundo lugar nacional no 11º Prêmio Missões com o conto “Bicho Homem”- Roque Gonzales/RS 2007 Segundo Lugar Nacional em contos no “ Concurso Literário FACCAT de Contos,Crônicas e Poemas 2007” com o conto Bicho Homem Taquara/RS 2007 Segundo Lugar Nacional em Crônicas do “ II Concurso literário da Sociedade de Escritores de Blumenau “ – SEB/ SC com“Lamparinas Românticas do Sertão”.- Blumenau/SC 2006 Segundo Lugar no XVIII Concurso Internacional de Crônicas “Nylce Mourão Coutinho da Academia Divinopolitana de Letras –com a crônica “Lógica Binária” – Divinópolis/MG 2006 Segundo Lugar no XII Concurso Nacional de Poesias da Academia Pontagrossense de Letras e Artes - APLA / PR, com a poesia “ A Lágrima“ Ponta Grossa/PR 2005 Segundo Lugar no 5º Concurso Estadual de Trovas pela NET-UBT/Roseira/SP com o tema Lembranças São Paulo/SP 2007 Terceiro Lugar no XIII Concurso Internacional de Outono da Editora Giraldo /SP com o conto “Compasso de Espera” publicado na coletânea “Humano, Humano Demais”. Editora AG/SP São Paulo/SP 2004 Terceiro lugar no 5º Concurso Estadual de Trovas pela NET- UBT/Roseira/SP, com o tema Lembranças São Paulo/SP 2007 Terceiro Lugar no Concurso Literário Internacional “Prêmio Cidade de Conselheiro Lafaiette 2007- da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafaiette/ MG- com a poesia “ Vento louco,vento breve!” Conselheiro Lafaiette/MG 2007 Terceiro Lugar no XII Concurso Literário Internacional ALPAS XXI-Prêmio Dalvina Ebling em poesia com “ Faroleiros de Almas”- Cruz Alta/RS 2007 Terceiro Lugar no XII Concurso Literário Internacional ALPAS XXI- Prêmio Dalvina Ebling em Crônica, com “ Papéis Avulsos” - Cruz Alta/RS 2007 Terceiro Lugar Concurso Nacional Poetando IV do GREBAL- Grêmio Barramansense de Letras , com o poema “ Faroleiros de Almas”- Barra Mansa/RJ 2007 Terceiro Lugar no Concurso Literário Maracajá 2008 com a crônica “Terráqueo” Ilha do Governador/RJ 2008 Terceiro Lugar no V Concurso Literário Maracajá com a crônica “Macro ou Micro?” Ilha do Governador/RJ 2009 Quarto Lugar no XVIII Concurso Internacional de Verão da Editora AG-São Paulo, com os contos “Letícia” e ”Iesus Nazarenus Rex Iudeorum” – publicados na antologia “Panorâmicas Palavras”- São Paulo/SP 2006 Quarto Lugar no XIX Concurso Literário Internacional de Outono da Editora Giraldo/SP com as Poesias “Teologais” e “Ore Por Mim”. São Paulo/SP 2006 Quarto Lugar no Concurso Literário Nacional da APLA- Academia Pontagrossense de Letras e Artes – na categoria Crônica , com “ Papéis Avulsos” . Ponta Grossa/PR 2008 Quarto Lugar no II Concurso Nacional Permanente de poesias do Semi-Árido do Nordeste Brasileiro, com o soneto “ Vento louco, vento breve!” Campina Grande/ PB 2008 Quarto Lugar no XVI Concurso Nacional de Poesia,Conto e Crônica da Academia de Letras de São João da Boa Vista/SP, com a poesia “Castelo de Areia” São João da Boa Vista/SP 2008 Quarto Lugar no XXVI Concurso Literário Internacional da Editora AG com as crônicas “Eufemismo” e “Gaia com Febre” São Paulo/SP 2008 Quinto Lugar no Concurso Nacional “Brasileiros em Prosa & Verso” da Academia Varginhense de Letras ,Artes e Ciências, com o soneto “Vento Louco, Vento Breve” –AVLAC- VarginhaMG 2008 Sexto Lugar no Concurso Literário Pôr- do –Sol , com a crônica “Mercadores da Guerra” – Araraquara / SP- 2005 Sétimo Lugar com a poesia “Encontro Acidental” , 9º Lugar com a poesia “Partida” e 10º Lugar com as poesias “Passagem “ e “Ladainha” no “III Concurso Nacional Literário VIRaRTE” – Santa Maria/RS 2006 Nono Lugar no XXVII Concurso Literário Internacional da Editora AG, com a poesia “Ler” São Paulo/SP 2009 Décimo Lugar e Prêmio de Edição no IV Concurso Literário VIRARTE--Selecionada e publicada na Coletânea Literária Voragem com as poesias Ah...Natureza! , Dúvida e Desafinar do Movimento VirArte- Santa Maria/ RS- 2007 Décimo Lugar e Menção Honrosa no I Concurso de Poesias Rapsódias da “Confraria dos Artistas” com a poesia “Desafinar” – São José dos Campos/SP 2006 Décimo Lugar e Menção Honrosa no Concurso Literário do Congresso da Sociedade de Cultura Latina – Seção Brasil–Prêmio Euclydes Porto Campos- com o conto “Bicho-Homem” – Mogi das Cruzes/SP 2006 Décimo Primeiro Lugar no VI Concurso Literário VIRARTE, com o poema “Ponto de Vista Ilusório” Santa Maria/RS 2009 Décimo Segundo Lugar no XXVII Concurso Literário Internacional da Editora AG com a crônica “Madrasta Vil e Padrasto Pior Ainda” São Paulo/SP 2009 Décimo Terceiro Lugar no III Concurso Nacional Permanente de Poesias do Semi-Árido do Nordeste Brasileiro com a poesia “ Castelo de Areia” Campina Grande/PB 2008 Décimo Quarto Lugar no XIII FESERP-Festival Sertanejo de Poesia- “ Prêmio Augusto dos Anjos” -com o soneto “ Vento Louco,Vento breve”- Aparecida/PB 2007 Menção Honrosa Nacional no Concurso “Minha Terra” da Academia Sul Brasileira de Letras com a poesia Desassossego – Pelotas/RS 2009 Menção Honrosa no V Concurso Literário Maracajá com o conto – “Escriba – O Portal Secreto”- Ilha do Governador/RJ 2009 Menção Honrosa no I Concurso Literário Internacional Casa Museu Prof ª Maria Jose Fraqueza com a crônica “Catarse” – Fuseta/Portugal 2009 Menção honrosa no 1° Concurso da Minirrevista Literária contando e Poetizando, com a poesia “Me faz Feliz” – Rio de Janeiro/RJ 2009 Menção Honrosa Nacional, em crônica, no Concurso Literário Prêmio Missões 12 com a crônica “Madrasta Vil e Padrasto pior ainda” – Roque Gonzales/RS 2009 Menção Honrosa no III Concurso Nacional Permanente de Poesias do Semi-Árido do Nordeste Brasileiro com a poesia “Castelo de Areia”- Campina Grande/PB 2009 Menção Honrosa no Concurso Nacional “Emoções em Prosa e Verso do Grupo Sul-Mineiro de Poesia”, Edições Alba e Academia Varginhense de Letras Artes e Ciências – AVLAC – com o soneto “ Benditos e Malditos”- Varginha/MG 2009 Menção Honrosa Nacional no Concurso “APLA”- Academia Pontagrossense de Letras e Artes 2009 na categoria contos, com o conto “Motivo de Vergonha” – Ponta Grossa/PR 2009 Menção Honrosa Nacional com o Concurso da “APLA” – 2009 na categoria crônica, com a crônica “Repintando o Apocalipse” – Ponta Grossa/PR 2009 Menção Honrosa nos Jogos Florais Internacionais de Nossa Senhora do Carmo de Fuseta de 2007 com a quadra popular “Minha Virgem Padroeira”- Fuseta/Portugal 2007 Menção Honrosa no XII Concurso Internacional de Quadras Natalícias com o mote “ Meu menino de Encantar” do Sport Clube Lisboa & Fuseta/Portugal 2007 Menção Honrosa Nacional em verso, categoria Ecologia no 11º Prêmio Missões – Verso,com a poesia “ Planeta Azul”- Roque Gonzales/RS 2008 Menção Honrosa na Categoria Profissional no X Concurso Nacional de Poesias do Clube dos Escritores de Piracicaba com a poesia “Rosa Desfolhada” Piracicaba/SP 2008 Menção Honrosa no III Concurso de Poesias da Costa da Mata Atlântica com a poesia “ Castelo de Areia” Piracicaba/SP 2008 Menção Honrosa no Concurso Nacional Brasileiros em Prosa & Verso da Academia Varginhense de Letras Artes e Ciências – AVLAC – com a poesia contemporânea “Faroleiros de Almas” Varginha/MG 2008 Menção Honrosa no Concurso Nacional de Contos e Crônicas da Academia Pontagrossense de letras – APLA –com o conto “ Solidão por Solidão” Ponta Grossa/PR 2008 Menção Honrosa no IX Concurso Nacional do Clube dos Escritores de Piracicaba de 2007, na categoria amador, com o soneto “Futuro”- Piracicaba/SP 2007 Menção Honrosa no II Concurso de Poesias da Costa da Mata Atlântica com a poesia “ Natureza Morta”- Piracicaba/SP 2007 Menção Honrosa Nacional em Poesia Moderna , no 11º Prêmio Missões, com a Poesia “Natureza Morta”- Roque Gonzales / RS 2008 Menção Honrosa no Concurso Literário da Sociedade de Poetas do Círculo dos Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente, com o soneto “Luz”- São Paulo/SP 2007 Menção Honrosa em Poesia Clássica no XIV Concurso Nacional de Poesias da Academia Pontagrossense de Letras e Artes-APLA, com o soneto “Luz”- Ponta Grossa/PR 2007 Menção Honrosa em Crônica no VIII Concurso Nacional de Contos, Crônicas e Trovas da Academia Pontagrossense de Letras e Artes, com a crônica “Macro ou Micro”- Ponta Grossa/PR 2007 Menção Honrosa no Concurso Literário do Forum de Maracajá-400Anos da Ilha do Governador, com o conto “Bicho-Homem”- Rio de Janeiro/RJ 2007 Menção Honrosa no II Concurso Nacional “Poetas do Brasil”, com o poema “Estou a mirar as Paisagens- Porto Seguro/Bahia 2007 Menção Honrosa no XIV Concurso Nacional de Poesias “ Notas Literárias- Prêmio Alba Granja Medeiros- com a poesia “ Faroleiros de Almas” - Maceió/ Alagoas 2007 Menção Honrosa Estadual no 6º Concurso de Trovas Pela NET- UBT/ Roseira/SP com o tema Trova Roseira/SP 2007 Menção Honrosa e Menção Especial Estadual no 7º Concurso de Trovas pela NET- UBT/ Roseira/SP com o tema “Ruinas” Roseira/SP-2007 Menção Honrosa no 19º Festival de Poemas de Cerquilho/SP com o poema “O Amor” - Cerquilho/SP 2006 Menção Honrosa no Concurso Nacional de Crônicas da Academia Pontagrossense de Letras - APLA/ PR, com a crônica “Mercadores da Guerra” – Ponta Grossa/PR 2006 Menção Honrosa no V Concurso “Grandes Nomes da Nova Literatura Brasileira” com o conto “Compasso de Espera”. –Editora Phoenix/SP São Paulo/SP 2005 Menção Honrosa no VII Concurso Nacional de Crônicas- APLA/PR com a crônica “Os Caras de Pau “– Ponta Grossa/PR 2005 Menção Honrosa no XXXVI Concurso Nacional de Contos e Poesias Abdala Mameri/2005 da Academia de Letras e Artes de Araguari- MG com o conto “Letícia” . Araguari/ MG 2005 Menção Honrosa no Concurso “Flores da Poesia” da Academia Nacional de Letras e Artes-RJ/2005 –com a poesia “Ladainha”. Rio de Janeiro/RJ 2005 Menção como “Rico Regionalismo em estória literária” no Concurso Internacionalizando o Jovem Escritor para o conto O SUCURI –Vespasiano/MG - 2007 Menção Especial Pela Academia de Letras do Estado do Rio de Janeiro no “IV Concurso Literário Luciana Barbosa Nobre pela poesia “Teologais”- Rio de Janeiro/RJ 2006 Menção Especial no VI Concurso Grandes Nomes da Nova Literatura Brasileira , com o conto “ Letícia” –Editora Phoenix / SP São Paulo/SP 2006 Destaque literário no III Concurso Literário Internacional Letras Premiadas em Poesias, com “Ler” e “Pobre Deus”- Cruz Alta/RS 2009 Destaque literário no III Concurso Literário Internacional Letras Premiadas em Contos, com “Vila Cramulhão”- Cruz Alta/RS 2009 ]Destaque em Poesia na Quinta Seletiva de Poesias,Contos e Crônicas do Clube Amigos de Letras, de Barra Bonita, com a poesia “Vida Bandida”- publicada na Antologia “Filhos da Luz”- Barra Bonita/SP 2007 Destaque em Conto, com “ Flavinha Guaraná “ no XII Concurso Literário Internacional ALPAS XXI- Prêmio Dalvina Ebling- Cruz Alta/RS 2008 Destaque em Poesia , com “ Pobre Deus “ no XII Concurso Literário Internacional ALPAS XXI- Prêmio Dalvina Ebling- Cruz Alta/RS 2008 Destaque Literário em Crônica no II Concurso Internacional Letras Premiadas 2008 da ALPAS XXI com a crônica “ Madrasta Vil e Padrasto Pior Ainda” publicada na Antologia “ Deslizes Cruz Alta/RS 2008 Destaque Literário em Poesia no II Concurso Literário Internacional Letras Premiadas 2008 da ALPAS XXI , com a poesia “Rosa Desfolhada” Cruz Alta/RS 2008 Prêmio de Edição em poesia no VI Concurso “ Desperte o Poeta Que Existe em Você” da Associação de Aposentados e Pensionistas de Jundiaí e Região e da Academia Jundiaiense de Letras com a Academia Feminina de Letras e Artes, com a poesia “ Rosa Desfolhada”. Jundiaí/SP 2008 Prêmio de Edição – selecionada e publicada na Antologia do Concurso Meu Amor é Você com a crônica “ Meu Amor é Você”-da Litteris Editora/RJ- Rio de Janeiro/RJ 2007 Prêmio de Edição-Selecionada e publicada na Antologiado Concurso “Poemas de Amor &Poesias de Paixão” com a poesia Às traças a madeira! – da Litteris Editora/RJ – Rio de Janeiro/RJ 2007 Prêmio de Edição-Selecionada e publicada na IV Antologia de Contos Fantásticos pela Câmara Brasileira do Jovem Escritor, com o conto” A Noiva Virgem”-CBJE/RJ- Rio de Janeiro/RJ 2007 Prêmio de Edição - Selecionada para participar da coletânea PERFIL da APPERJ /RJ tendo publicada a poesia “Passagens”. Rio de Janeiro/RJ 2005 Prêmio de Edição em Poesia no V Concurso Grandes Nomes da Nova Literatura Brasileira com –“Falar sobre a Vida” e em Crônica com “Família” pela Editora Phoenix./SP São Paulo/SP 2005 Prêmio de Edição em Crônica e em Poesia no VI Concurso Grandes Nomes da Nova Literatura Brasileira – com “Lamparinas Românticas do Sertâo “ e “ Pura Emoção” pela Editora Phoenix /SP São Paulo/SP 2006 Classificada para a final , selecionada e publicada na Antologia do Prêmio UNIVAP (Universidade do Vale do Paraíba) -2008 com o conto Lamparinas Românticas do Sertão. São José dos Campos/SP 2008 Classificada para a final, com o conto “Bicho-Homem” no Concurso de Contos do Jornal Cultural Voz Ativa- “Prêmio Antonio Torres” Sátiro Dias/Bahia 2007 Classificada Para a Final no XI Concurso “Benjamim Rodrigues”de poesia falada , com os poemas “Onde Canta O Ra-ta-tá” e “Ore Por Mim” em Gurupi / TO 2006 Classificada para a Final no 1º Concurso Nacional de Poesias de São Bentinho com o soneto “Teologais”, com o poema “Honra Tua Bandeira” e com o poema “Desafinar” São Bentinho/ PB 2006 Classificada para a Final no Concurso Crônica & Literatura- “Prêmio Carlos Heitor Cony” e publicada na Antologia Palavras Libertas com a crônica “Último Dia do Mês do Cachorro - Louco” Uberlândia /MG 2006 Classificada , selecionada e publicada na coletânea do Concurso Poetas do Brasil, -movimento Arte Bahia e Câmara Brasileira do Jovem Escritor, com a poesia “ AR” - Porto Seguro/BAHIA 2006 Selecionada para Publicação pela ASES – Associação dos Escritores de Bragança Paulista para a Antologia do XI Concurso de Prosa- Prêmio “ Professor Antonio Carlos de Almeida”, com a crônica “Lamparinas Românticas do Sertão” – Bragança Paulista /SP 2006 Selecionada e Publicada na Coletânea “Autores Reunidos” Volume III pela Sociedade Partenon Literário/ RS com as crônicas “Amor” e “Mulher”, com os contos “Ninja da Cana”, “A Porta” e “O Drible da Vaca “ e as poesias “A Lágrima” , “A Televisão” e “Ladainha”. Lançada na Feira Internacional do livro de Porto Alegre Porto Alegre/RS 2005 Selecionada e publicada na Coletânea Perfil 2006 da APPERJ/ RJ, com a poesia “Encontro Acidental”. Rio de Janeiro/RJ 2005 Selecionada e Publicada na Antologia do VI Concurso Nacional de Literatura “Revelações do Terceiro Milênio” com o conto “Letícia” – Caçu /GO (lançada pela Litteris Editora na 19ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo – Caçu/GO 2006 Selecionada e publicada na Antologia do XV Concurso Nacional de Poesia da ALAP – Academia de Letras e Artes de Paranapuã- Prêmio Acadêmico Mario Marinho” com o poema “Despedida” . Paranapuã/RJ 2005 Selecionada e Publicada”na XV Antologia “Nossos Instantes” do III Concurso Internacio-nal de Poesia do CPAC com os poemas “Sonhar”, “Vida “ e “Salvação” Campinas / SP 2005 Selecionada e Publicada na antologia Além das Letras” da “IV Seletiva de Poesias ,Contos e Crônicas do Clube Amigos das Letras de Barra Bonita/ SP”, com a crônica “O Vitral do Purgatório Barra Bonita/SP 2006 Selecionada para publicação na V Antologia Internacional ”Palavras do Terceiro Milênio”, com as obras “Imponderável” , “Seca- Pimenteira” , “O drible da Vaca”, “Os Caras – de – Pau” e “Catarse”. –EditoraPhoenix/SP. São Paulo/SP 2005 Selecionada e publicada na Antologia Del’ Secchi- Vol. XVI/ RJ com a crônica –“Réquiem”. Rio de Janeiro/RJ 2006 Selecionada e publicada na "III Olimpíada Cultural 500 Anos da Língua Portuguesa no Brasil" com a crônica "Lógica Binária" na categoria Consagrados, com "destaque especial" para Prosa.- Barra Bonita/SP 2006 Selecionada para publicação na Antologia do 3º Concurso da Editora Guemanisse de Contos e poesias com o conto “O Bom Ladrão” –Teresópolis/ RJ 2006 Selecionada para Publicação na Antologia da ALAP -“Academia de Letras e Artes de Paranapuã”- referente ao Concurso Nacional de poesia “Mario Marinho, com o poema “Natal”. Paranapuã/RJ 2006 Selecionada para publicação da Antologia da Academia Cachoeirense de Letras - ACL – referente ao V Concurso Newton Braga de poemas , com o soneto “Teologais”. – Cachoeiro do Itapemirim/ES 2006 Selecionada para Edição e publicada na XVII Antologia Del Secchi com as reflexões “ Filhos das Estrelas” e “Caniço Quebrado”- Rio de Janeiro/RJ 2007 Selecionada e Publicada pela Editora Scortecci na Antologia Scortecci-25 anos com o conto “ O Sucuri” –Scortecci Ed.- São Paulo/SP 2007 Selecionada para Edição na Antologia do Concurso Primavera/Verão-Estação do Amor com o poema “Nós Outros”-Litteris Editora- Rio de Janeiro/RJ 2007 Selecionada e publicada na III Coletânea da Casa do Poeta de Canoas com a poesia Paixão – Canoas/RS - 2007 Selecionada e publicada na Antologia “Partenosistas do Século XXI” com a crônica “102” pela Sociedade Partenon Literário-Ápex Edições- e lançado na 53ª Feira de Porto Alegre/RS PortoAlegre/RS 2007 Selecionada e publicada ,com a poesia “Procura” ,na Antologia do XV Congresso Brasileiro de Poesia – Bento Gonçalves/RS 2007 Selecionada e Publicada, com a poesia “ Vida Mestra”,na coletânea da Casa do Poeta Rio-Grandense -43 anos- CAPORI Porto Alegre/RS 2007 Selecionada e Publicada, com as poesias “ Desafinar “ e “ Lume das Lembranças” na XXII Coletânea de Contos e Poesias do GLAN- Grêmio Literário de Autores Novos- Volta Redonda / RJ 2007 Selecionada e Publicada, com o conto “ Flavinha Guaraná”, na Antologia do I Concurso Literário”Grandes Escritores do Interior de São Paulo” da Editora “ Casa do Novo Autor”/ SP São Paulo/SP 2007 Selecionada e Publicada, com a trova “Tempo” na XVII Antologia da ALAP- Academia de Letras e Artes de Paranapuã/RJ Paranapuã/RJ 2007 Publicada na Coletânea “Grandes Nomes dos Campos Gerais & Convidados Especiais “Personalidades que Fazem Nossa História”-organizada por Fernando Munhoz- Ponta Grossa/PR 2007 Selecionada e publicada na Antologia comemorativa dos 40 anos da Academia de Letras e Artes de Araguari, com o conto “ Jeromim do Jipim Amarelim” Araguari/MG 2008 Selecionada “Festival Sertanejo de Poesias” para a Antologia Poética do FESERP – Volume V – Prêmio Augusto dos Anjos com Aparecida/PB 2009

    AQUI ESTOU DISPONIBILIZANDO MEU ÚLTIMO LIVRO DE CONTOS PARA LEITURA GRATUITA ON-LINE. É SÓ CLICAR NO ÍCONE À DIREITA PARA LER EM TELA CHEIA. BOA LEITURA! ESPERO QUE GOSTE! PRESENTE MEU PARA OS AMIGOS DO BLOG.


    ENTREVISTA DA BLOGUEIRA NO WHOHUB



    A que você se dedica? O que aparece em seu cartão de visita abaixo de seu nome?

    ESCRITORA, JORNALISTA, ATIVISTA CULTURAL E PROFESSORA DE PORTUGUÊS, INGLÊS E LITERATURAS NORTE-AMERICANA E INGLESA





    SITE- ESCRITORA http://ritavelosa.comunidades.net/

    BLOG-JORNALISMO http://ritavelosa.blogspot.com.br/

    BLOG- ATIVISMO CULTURAL http://concursoburiticronicontos.blogspot.com.br/

    E-MAIL ritavelosa@bol.com.br





    O que você escolheu estudar e por quê?

    ESTUDEI COMUNICAÇÃO SOCIAL- JORNALISMO, DEPOIS LETRAS E PEDAGOGIA. FIZ ESPECIALIZAÇÃO NA BELL SCHOLL NA INGLATERRA. TUDO SEMPRE EM BUSCA DA MELHORIA DE MINHA CAPACIDADE DE ME COMUNICAR COM MEUS SEMELHANTES. ESCREVER E LER SÃO NECESSIDADES BÁSICAS PARA MIM; DESDE CRIANÇA...





    Onde podemos ver seu portfólio online?

    EM VÁRIOS LOCAIS. MAS RECOMENDO ESTE

    http://www.wix.com/ritavelosa/escritorabrasileira#! (...)





    O que se espera de você em seu trabalho, e como você o consegue?

    O QUE PODEM ESPERAR DE MIM É QUE EU FAÇA A MINHA PARTE, FAÇA A DIFERENÇA, AJUDANDO A MELHORAR ESTE MUNDO E A MIM MESMA.

    TENTO CONSEGUIR ESTES OBJETIVOS ATRAVÉS DE MEUS TEXTOS, ATRAVÉS DA MINHA ARTE, A LITERATURA.





    Seus links na internet (website, blog, redes sociais, etc.)

    SITE- ESCRITORA http://ritavelosa.comunidades.net/

    BLOG-JORNALISMO http://ritavelosa.blogspot.com.br/

    BLOG- ATIVISMO CULTURAL http://concursoburiticronicontos.blogspot.com.br/

    FACEBOOK

    ORKUT

    LINKEDLN

    TWITER

    VIADEO

    YOUTUBE

    SONICO

    ETC...





    Está satisfeita com a educação que recebeu?

    ESTOU SATISFEITA COM A EDUCAÇÃO QUE RECEBI DE MINHA FAMÍLIA, DA IGREJA CATÓLICA,DA PUCC,UNESP, FSL E BELL SCHOLL





    Em que áreas você pretende incrementar sua formação?

    LITERATURA, CINEMA, RELIGIÕES, HISTÓRIA, TECNOLOGIA,PSICOLOGIA E FILOSOFIA.

    SEMPRE ESTUDO ESTES ASSUNTOS COM O ÚNICO FIM DE APLICAR ESTES CONHECIMENTOS AO QUE ESCREVO





    Em que você é muito boma, e em que precisa melhorar?

    SOU BOA EM LER , INTERPRETAR, ESCREVER.

    PRECISO MELHORAR NOS RELACIONAMENTOS SOCIAIS.

    PRECISO DIVULGAR A MIM E À MINHA OBRA E NÃO SOU MUITO BOA NISTO.

    SOU MEIO PREGUIÇOSA E É UM SACRIFÍCIO PARTICIPAR DE CERIMÔNIAS, FEIRAS, CONFERÊNCIAS, ETC...





    Você assiste a seminários e cursos para melhorar em sua profissão ou você é autodidata?

    ATUALMENTE SOU COMPLETAMENTE AUTO-DIDATA. USO A INTERNET DIARIAMENTE PARA ME ESPECIALIZAR. TENHO A FONTE INESGOTÁVEL DE CONHECIMENTO DA REDE À MÃO.APRENDO TODO DIA UM POUCO. TENHO O MUNDO AO MEU ALCANCE.TENHO LEITORES E OUTROS ESCRITORES COM QUEM TROCAR IDÉIAS E OPINIÕES.NÃO PRECISO DE MAIS NADA.





    Quando você se deu conta de que o que fazia era levado a serio e você poderia chegar a ser uma profissional?

    ASSIM QUE APRENDI A LER E A ESCREVER TOMEI CONSCIÊNCIA DO QUE QUERIA SER. LOGO NO ENSINO FUNDAMENTAL, POR VOLTA DO SEGUNDO ANO, OS PROFESSORES JÁ LIAM MEUS TEXTOS,- DESCRIÇÕES DE DESFILES E TEMPESTADES- EM VOZ ALTA PARA A CLASSE. ELOGIAVAM MUITO E ME INCENTIVAVAM MAIS E MAIS. PERCEBIAM QUE EU ADORAVA AQUILO! MAIS TARDE LIAM MINHAS NARRAÇÕES E SEMPRE ELOGIAVAM. AOS 8 ANOS JÁ HAVIA LIDO 10.000 GIBIS ( HISTÓRIAS EM QUADRINHOS.) OS SUPERHERÓIS JÁ PREENCHIAM MINHAS FANTASIAS...





    Quais foram as pessoas mais influentes em sua carreira?

    EU, MEUS PAIS, PROFESSORES E ESCRITORES.





    Com que classe de pessoas você se sente bem formando equipe de trabalho?

    POETAS, ESCRITORES,LEITORES,CINEASTAS, DRAMATURGOS, ETC...





    Que metas você fixou no âmbito profissional?

    SER FELIZ. ESCREVER UMA OBRA MAIOR PARA FICAR COMO PRESENTE MEU PARA A HUMANIDADE.





    Que publicações relacionadas a sua profissão você lê regularmente?

    NENHUMA. NÃO QUERO ME "BITOLAR". SOU LIVRE PENSADORA. NÃO QUERO SEGUIR TENDÊNCIAS, MODISMOS, MOVIMENTOS LITERÁRIOS. QUERO MEUS PRÓPRIOS TEMAS, MEU PROPRIO JEITO DE ESCREVER. O MEU ESTILO DEVE SER SEMPRE O MEU ESTILO.OUTROS QUE ME SIGAM SE QUISEREM. SERÁ UMA HONRA! MAS PEÇO SEMPRE A OPINIÃO DE MEUS COLEGAS SOBRE O QUE JÁ ESCREVI E GOSTO DE OPINIÕES CRÍTICAS ESPECIALIZADAS SOBRE O QUE JÁ ESCREVI.





    Que idiomas você fala e como os aprendeu?

    FALO PORTUGUÊS E INGLÊS. ENTENDO E LEIO EM ESPANHOL E FRANCÊS. ESTUDEI UM POUCO DE TODAS ESTAS LÍNGUAS.MOREI 4 ANOS INTERNA COM ESPANHOLAS. MOREI NA INGLATERRA E ESTUDEI 4 ANOS DE FRANCÊS E 3 DE INGLÊS NA ESCOLA, ANTES DOS CURSOS SUPERIORES.





    Você tem um website ou blog? Como foi o processo de fazê-lo? Ele cumpre o propósito para o qual foi criado?

    TENHO UNS 6 SITES E UNS 33 BLOGUES. PODE SER UM POUCO MAIS OU UM POUCO MENOS. PARTICIPO TAMBÉM DE REDES SOCIAIS E GRUPOS DE DISCUSSÕES E COMUNIDADES COM FIM ESPECÍFICO. ATUALMENTE PASSO UMAS 10 HORAS POR DIA SAPEANDO NA NET.JÁ PERDI A CONTA...APRENDI A FAZÊ-LOS SOZINHA, SEGUINDO INSTRUÇÕES DOS PORTAIS E MANUAIS DE AJUDA.TODOS FORAM CRIADOS COM O ÚNICO FIM DE DIVULGAR MEU TRABALHO LITERÁRIO E AMEALHAR NOVOS AMIGOS LEITORES E ESCRITORES. LEIO MUITO SOBRE O QUE ESTÃO ESCREVENDO. DOU "PITECOS". RECEBO OPINIÕES. É MUITO BOM. ALÉM DISSO, NOS ÚLTIMOS ANOS TRABALHO COMO ORGANIZADORA DE CONCURSOS LITERÁRIOS E ANTOLOGIAS. DIVULGO, ORGANIZO, REVISO, DIAGRAMO,EDITORO,DISTRIBUO GRATUITAMENTE E

    VENDO.





    Como você se sente falando diante de uma platéia? Que experiências você teve?

    SEM PROBLEMAS. SOU TÍMIDA E POR ISSO, ANTES, FICO TENSA. DEPOIS ME EMPOLGO. A SALA DE AULA ME TREINOU. GOSTO DE FALAR EM PÚBLICO.





    Você assiste a cocktails, apresentações, feiras e convenções relacionadas a sua profissão?

    SIM. MAS,POUCAS VEZES AO ANO, POR QUESTÕES FINANCEIRAS E FAMILIARES. E TAMBÉM NÃO GOSTO MUITO. MEU NEGÓCIO É ESCREVER. GOSTARIA DE TER UM AGENTE, ALGUÉM PARA FAZER ISSO POR MIM.





    Você pesquisou os portais de networking profissional? Em quais você se registrou?

    SIM.LINKEDLN E VIADEO





    O que diferencia você de outros profissionais do setor?

    SEI LÁ! ELES É QUE TEM QUE RESPONDER ISTO. TALVEZ, MINHA DEDICAÇÃO, PRODUTIVIDADE E QUALIDADE.





    De que maneira a Internet está mudando a sua forma de trabalhar?

    ESTOU NA NET DESDE 1997.PRATICAMENTE SÓ TRABALHO PELA NET. AGORA ESTOU PASSANDO DO LIVRO IMPRESSO PARA O E-BOOK. TENHO ESTUDADO MUITO SOBRE E-COMMERCE.





    Você pratica o teletrabalho?

    DEZ HORAS EM MÉDIA POR DIA.





    Você acredita que seus gostos pessoais servem para elevar sua qualidade profissional?

    SIM.





    Seus hobbies servem para fazer networking profissional?

    SIM.





    Você abriria mão de sua renda em troca de mais tempo livre?

    JÁ FIZ ISSO, GRAÇAS A DEUS!





    O que você menos gosta de fazer no seu trabalho?

    JÁ DISSE: RELAÇÕES PÚBLICAS E MARKETING.





    Além de sua profissão atual, o que você gostaria de ser?

    NADA. A NÃO SER A GANHADORA DE UM PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA.





    Qual foi a coisa mais importante que você aprendeu com a experiência em sua profissão?

    SEGREDO.





    Quando você era criança, o que queria ser quando crescer?

    ESCRITORA.





    Você acredita que, salvo exceções, a amizade profissional e particular não devem ser misturadas?

    SIM.





    Créditos, Publicações, Concursos, etc.

    Rita Bernadete Sampaio Velosa – Jornalista,ativista cultural,poetisa, contista, cronista e trovadora de Araraquara/SP.Delegada da UBT, Consulesa de Poetas Del Mundo,Delegada do Clube de Escritores de Piracicaba/SP e Correspondente das Academias de Letras de Cachoeiro do Itapemirim/ES, de Itajubá e Varginha/MG.Sócia do Movimento VIRARTE/RS e Delegada Cultural da ALPAS XXI/RS.Tem participação em mais de 100 antologias e publicados os livros “VENTOS PASSANTES”-2007 (poesias), “FAROLEIROS DE ALMAS”- 2008 (poesias) , “FILHOS DAS ESTRELAS” – 2009 (crônicas), “VESTÍGIOS DOS DIAS”-2010(Contos) e “ABNORMAL E OUTRAS SANDICES DO INESPERADO”-2011(Contos).Organizadora do PRÊMIO BURITI (2010 E 2011) e produtora da antologia anual de mesmo nome.Entre os mais de 100 prêmios, o MISSÕES 2006/BRASIL, o ALGARVE-BRASIL 2007/ PORTUGAL e o CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE/2011





    Sua bíblia?

    A BÍBLIA





    Como você reagiria às queixas dos clientes?

    COM PACIÊNCIA,GENTILEZA, DEDICAÇÃO E ATENÇÃO.





    Alguém quer pedir um aumento de salário em seu trabalho, e pede conselho sobre como abordar esse assunto com seu chefe a você, o que você diria?

    SEJA DIRETO.MAS NÃO SE ESQUEÇA DE DEMONSTRAR , ANTES, O QUÃO DEDICADO E NECESSÁRIO VOCÊ É.





    Como você lida com o stress?

    TRATO COM REMÉDIO. ENTRE UM TRATAMENTO E OUTRO, BEBO, VIAJO, DANÇO, CURTO A VIDA.





    Quais são os erros mais comuns cometidos pelos clientes quando julgam seu trabalho?

    ACHAM QUE EU SOU RICA . E NÃO CONSIDERAM MINHA ATIVIDADE DE ESCRITORA E ATIVISTA CULTURAL COMO TRABALHO, COMO PROFISSÃO. ACHAM QUE ESCRITOR TEM QUE SER COITADINHO OU INTELECTUAL PERNÓSTICO E BEM DE VIDA.







    ESCREVER

    Como você começou a escrever? Quem lia para você ao principio?

    ESCREVENDO. EM CASA E NA ESCOLA. NINGUÉM LIA PARA MIM. MAS MINHA MÃE LIA O TEMPO TODO PARA ELA MESMA E TOCAVA MUITO PIANO.E MEU PAI ESCREVIA E PINTAVA.





    Qual é seu gênero favorito? Algum link onde possamos ver ou ler algo sobre sua obra recente?

    CONTOS, CRÔNICAS, POESIA ( POR ENQUANTO).

    PODEM LER UM LIVRO MEU EM:

    http://ritavelosa.blogspot.com.br/2012/06/meu-e-book-na-bo (...)





    Como é seu processo criativo? O que ocorre antes de se sentar a escrever?

    ALGO ME CHAMA A ATENÇÃO. ME INSPIRA. ANOTO A IDÉIA , O TEMA, A EMOÇÃO EM ALGUM PAPEL, SE TENHO ALGUM COMIGO. OU ANOTO NO NOTEBOOK NA PASTA PROJETOS.ENTRA NA MINHA CABEÇA E VAI DOMINANDO OS MEUS PENSAMENTOS. FICO REMOENDO. ATÉ QUE ENTÃO, DE REPENTE, PRECISA SAIR E EU ME SENTO E ESVREVO, DE UMA SÓ VEZ. É LÓGICO QUE DEPOIS RELEIO E DOU UMA MELHORADA.





    Que tipo de leitura ativa sua vontade de escrever?

    TODO TIPO: UMA POESIA, UM CONTO, UMA LETRA DE MÚSICA, UMA NOTÍCIA, ETC...





    Quais são para você os ingredientes básicos de uma historia?

    CLIMA, ENREDO E PERSONAGENS.SUSPENSE, MISTÉRIO E SURPRESA. TEM QUE INSTIGAR A CURIOSIDADE E LEVAR À REFLEXÃO.





    Em que sapatos você se encontra mais cômodo: primeira pessoa ou terceira pessoa?

    TANTO FAZ!





    Que escritores conhecidos são os que você mais admira?

    PESSOA, DRUMMOND, BANDEIRA,MACHADO,CASTRO ALVES,VERÍSSIMOS(PAI E FILHO)VINÍCIOS, CHICO, AMADO,,CABRAL DE MELLO NETO, ARIANO SUASSUNA,LYGIA FAGUNDES TELLES, CAMÕES, SARAMAGO,EDGAR ALAN POE,ALDOUS HUXLEY,GEORGE ORWELL,ROBERTO MÁRCIO PIMENTA, MARIA COQUEMALA, ETC...( MAIS UM CEM...)





    O que torna um personagem crível? Como você cria os seus?

    TENHO QUE PODER QUASE TOCÁ-LO CONCRETAMENTE.TENHO QUE SENTÍ-LO E DEPOIS DESCREVÊ-LO COMO SE VIVO FOSSE, COM SUAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E PSICOLÓGIAS. TAMBÉM É IMPORTANTE MONTAR O SEU AMBIENTE FÍSICO, EMOCIONAL E SOCIAL. SUAS AÇÕES TEM QUE REFLETIR O QUE É POR DENTRO E POR FORA.





    Você é igualmente hábil contando historias oralmente?

    ACHO QUE SIM. MAMÃE CONTA QUE SEMPRE QUE EU IA AO CINEMA, QUANDO CHEGAVA EM CASA IA CORRENDO CONTAR O ENREDO DO FILME PARA ELA. E NÃO ME PREOCUPAVA EM FAZÊ-LO RAPIDAMENTE. COITADA! GOSTAVA DE CONTAR O FILME TODO, COM TODOS OS DETALHES E AINDA FAZENDO COMENTÁRIOS PELO MEIO.





    Profundamente em sua motivação, para quem você escreve?

    NÃO SEI. NÃO PAREI PARA PENSAR. ACHO QUE PARA TODOS.PARA MIM E PARA MEUS LEITORES.





    Escreve como terapia pessoal? Os conflitos internos são uma força criadora?

    SIM E SIM.





    O feedback dos leitores serve pra você?

    SIM. É MUITO BOM. SINTO-ME SOCIALMENTE INTEGRADA.





    Você se apresenta para concursos? Você recebeu prêmios?

    SEMPRE ME APRESENTO PARA CONCURSOS. TAMBÉM É UM MOTIVO DE INSPIRAÇÃO E MOTIVAÇÃO. TENHO MUITOS PRÊMIOS.





    Você compartilha os rascunhos de suas escrituras com alguém de confiança para ter sua opinião?

    SIM, COM DUAS OU TRÊS PESSOAS.





    Você acredita ter encontrado "sua voz" ou isso é algo eternamente buscado?

    ETERNAMENTE BUSCADO APESAR DE JÁ CONHECÊ-LA.





    Que disciplina você se impõe para horários, metas, etc.?

    NENHUMA. VAI COMO VEM. MAS TENTO ESCREVER PELO MENOS UM LIVRO POR ANO.





    De que você se rodeia em seu escritório para favorecer sua concentração?

    ISOLAMENTO E SILÊNCIO PROFUNDO.





    Você escreve na tela, imprime com freqüência, corrige em papel...? Como é seu processo?

    ESCREVIA A MÃO, EM PAPEL E DEPOIS DIGITAVA. AGORA DIGITO DIRETAMENTE NA NET OU NO PC.





    Que sites você freqüenta online para compartilhar experiências ou informação?

    NENHUM. USO O E-MAIL.





    Como foi sua experiência com editoras?

    SÓ TENHO DUAS. AS DUAS MUITO BOAS.SÓ NÃO GOSTO DA MANIA QUE TÊEM DE REVISAR MEUS TEXTOS. PROIBO;MAS ACABAM SEMPRE MEXENDO UM POUCO.





    Em que projeto você está trabalhando agora?

    NUM LIVRO SOLO MEU DE POESIAS E NA ORGANIZAÇÃO DO PRÊMIO BURITI 2012 E NA SUA RESPECTIVA ANTOLOGIA.





    O que você me recomenda fazer com todos esses textos que venho escrevendo há anos mas nunca os mostrei a ninguém?

    MOSTRE-OS E PUBLIQUE-OS URGENTEMENTE. VOCÊ FICARÁ MAIS FELIZ. EU GARANTO.







    FAÇA POUCO MAS FAÇA BEM - DR. JOBAL DO AMARAL VELOSA