GAIA COM FEBRE - CRÔNICA
Esse fenômeno já era conhecido e vinha sendo estudado por cientistas há algumas décadas. Porém, agora, foi dado um alerta vermelho para a humanidade uma vez que o processo de aquecimento acelerou espantosamente nos últimos anos.
As previsões, caso nada de radical seja feito pelo homem,são catastróficas.O protocolo de Kyoto, e , mais recentemente , o relatório da ONU já trataram do assunto.Prêmios Nobel foram entregues em 2007 a cientistas e políticos que se dedicam a esse problema.
Mas, grandes potências mundiais, principais responsáveis por esse aquecimento global, como os EUA, a China e a Índia, fingem não estarem conscientes desse problema, ou pior, não concordam em fazer nada para combatê-lo, pois sabem que terão que tirar o pé do acelerador e investir pesadamente em tecnologia não poluente. É toda uma grande mudança cultural a ser feita, que implica em brecar o consumismo antropofágico, caótico, desenfreado, desmedido e inconseqüente a que o mundo está acostumado.
A era da filosofia do bem-estar a qualquer preço precisa acabar!Nosso planeta está com febre.E é febre alta!Caso preocupante!Precisamos evitar, a qualquer custo, uma convulsão perigosíssima que poderia ter como conseqüência a quase extinção da raça humana e da vida sobre a Terra.
Caso nada seja feito, a fome gerará guerras por territórios agriculturáveis, que se tornarão escassos.Como já disse e diria novamente Nostradamus:
___Terror!Terror!Terror!
E ainda existem cientistas vendidos e antiéticos que têm a cara-de-pau de negar na mídia o problema tentando inocentar seus mantenedores e alegando que a humanidade não é responsável pelo aquecimento acelerado do planeta.Alegam existirem outros motivos naturais.Quais, por exemplo?Isso eles não explicam claramente.
Diante do quadro Dantesco que começa a se desenhar no planeta, com o derretimento das calotas polares - aumentando o nível dos oceanos e submergindo cidades litorâneas - crescimento e aparecimento de novas áreas desertificadas, extinção de várias espécies animais e vegetais - com quebra de cadeia ecológica -, destruição de ecossistemas inteiros, grandes incêndios florestais espontâneos, aumento de furacões, tornados, tufões e ciclones tropicais, diminuição da água doce potável, diminuição da oferta de alimentos e crescimento excessivo da população, algo precisa ser feito!
Mas, o quê, nós, humildes cidadãos, sem poder algum, individualmente, podemos fazer diante do caos que se instala aos poucos em Gaia- como também é conhecido nosso planeta Terra, enquanto organismo vivo também ?
Podemos fazer muito pouco; mas nossos “poucos”, juntos, podem se tornar um “muito” significativo. Para isso devemos tomar pequenas atitudes em nosso dia-a-dia. Podemos evitar o desperdício de água, energia e de gás; reciclar nosso lixo; voltar ao velho e sábio hábito de consertarmos as coisas ao invés de comprarmos outras novas; dar sempre preferência a embalagens de papel, papelão ou vidro, evitando ao máximo o consumo de plástico; optar sempre por lâmpadas frias, de baixo consumo, bem como por aparelhos elétricos ecológicos -que consomem menos energia - ; plantar muitas árvores sempre - principalmente as espécies que estão em via de extinção – nas nascentes e nas margens dos rios principalmente; combater as derrubadas e as queimadas de florestas com palavras e ações; evitar o uso de combustíveis fósseis – derivados do petróleo - dando preferência ao álcool e ao biodiesel.
Podemos também ajudar a esclarecer as pessoas acerca das energias alternativas que ajudarão a salvar nosso planeta, como a eólica, a solar, a das marés e a da biomassa, que são não-poluentes e renováveis.
E principalmente, ter em mente duas coisas. A primeira é que para se ser feliz não é preciso estar o tempo todo consumindo, comprando tudo o que se vê pela frente, seguindo modismos e descartando, sem necessidade, o que ainda é útil e pode ser aproveitado. A segunda é lembrar que dinheiro não se come! Portanto, antes de pensar em transformar algo em dinheiro, pare e pense se mais tarde aquilo não vai fazer falta para a humanidade.
2 Comentários:
Isso mesmo Rita! Vamos todos contribuir para que o nosso planeta seja um exemplo para os outros planetas! O universdo todo vai olhar para nos admirado! Sera? Porque nao, Rita? Porque nao?
Rita,
Gostei muito do seu texto. Uma ótima contribuição para a tomada de responsabilidade de cada um.
Somos todos responsáveis.
Agamenon Almeida
www.agamenonalmeida.com
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial