LANÇAMENTO DO LIVRO DO PRIMO JOSÉ ALFREDO
"Uma Conversa de Chuva", com Amaral Gurgel
Na última sexta-feira (21), no auditório da UNIARA (Centro Universitário de Araraquara), aconteceu a noite de autógrafos do lançamento do livro do professor José Alfredo Amaral Gurgel, "Uma Conversa de Chuva". Na grande noite, estavam presentes familiares, amigos e ex-alunos do escritor que foram prestigiar o "velho" mestre.
Porém antes de autografar os livros, Amaral Gurgel recebeu várias homenagens. O professor da entidade José Antônio de Campos Machado, com sua esposa Fausta ao teclado, cantou algumas músicas que marcaram a vida do escritor. Na sequência, o Coral Feminino da UNIARA prestou sua homenagem. Entre as músicas do repertório, Romaria.
João Bosco Brandão leu a carta que o irmão Ignácio de Loyola Brandão escreveu ao homenageado da noite.
O reitor da instituição de ensino, Luís Felipe Cabral Mauro, abrindo os discursos, destacou a importância daquela homenagem para a UNIARA. "É uma honra receber nesta noite, o senhor Amaral Gurgel. Uma pessoa que escreveu com serenidade livros que abordam questões relevantes do Brasil, principalmente na área do direito e da política. Fico feliz em receber nesta noite, o nosso eterno professor. Muito obrigado por tudo".
Continuando as homenagens, o deputado estadual Roberto Massafera, ressaltou: "Eu me sinto orgulhoso por ocupar na Assembleia Legislativa do Estado a cadeira que um dia Amaral Gurgel ocupou. Para mim é um honra muito grande". Já o deputado federal Dimas Ramalho destacou a relevância de Amaral Gurgel para sua carreira universitária política: "Comecei a lecionar aqui na UNIARA com uma indicação do professor. A minha vida profissional e política deve-se aos seus pensamentos e à sua amizade. Muito obrigado".
O secretário estadual de Justiça, Luís Antônio Guimarães Marrey, genro do escritor, falou da importância que ele teve na sua vida. "Em sua casa, falávamos de tudo, mas principalmente de justiça e política. Aprendi muito, com ele".
Encerrando as homenagens, emocionado, Amaral Gurgel abriu sua fala com uma frase que reflete toda sua experiência e serenidade para continuar a escrever, dar sentido em cada momento que vive: "É preciso caminhar de frente pra vida e de costas pra morte", enfatizou.
Entre falas e um versos declamados em seguida, o "velho mestre" deu seu recado. Finalizou seu discurso com uma mensagem de muito carinho e tenacidade a todos da "querida" cidade natal. "Construam uma cidade mais alegre e melhor".
O evento encerrou-se com um coquetel e sessão de autógrafos do escritor. Uma noite inesquecível no circuito cultural e universitário de Araraquara e região.
2 Comentários:
Olá Rita,
Que beleza de trabalho você tem feito.
Que blog idem.
Tinha uma pálida idéia das suas atividades, mas já achava que não eram tão poucas.
Fiquei encantado.
Creio que sua cidade é pequena para conter tanto talento.
Parabéns.
Abração do Jurandyr
Obrigada, querida, o que precisar de poesia, lá no meu blog tem e será disponível a todos que queiram usufruir dela.
Palavra tem asa, não pode ficar presa numa gaiola e nem ser detida como de alguém, é de todos, depois que sai de nós é do mundo, não tem jeito.
Bjs
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial