LANÇAMENTO DO LIVRO DO PRIMO JOSÉ ALFREDO
"Uma Conversa de Chuva", com Amaral Gurgel
Na última sexta-feira (21), no auditório da UNIARA (Centro Universitário de Araraquara), aconteceu a noite de autógrafos do lançamento do livro do professor José Alfredo Amaral Gurgel, "Uma Conversa de Chuva". Na grande noite, estavam presentes familiares, amigos e ex-alunos do escritor que foram prestigiar o "velho" mestre.
Porém antes de autografar os livros, Amaral Gurgel recebeu várias homenagens. O professor da entidade José Antônio de Campos Machado, com sua esposa Fausta ao teclado, cantou algumas músicas que marcaram a vida do escritor. Na sequência, o Coral Feminino da UNIARA prestou sua homenagem. Entre as músicas do repertório, Romaria.
João Bosco Brandão leu a carta que o irmão Ignácio de Loyola Brandão escreveu ao homenageado da noite.
O reitor da instituição de ensino, Luís Felipe Cabral Mauro, abrindo os discursos, destacou a importância daquela homenagem para a UNIARA. "É uma honra receber nesta noite, o senhor Amaral Gurgel. Uma pessoa que escreveu com serenidade livros que abordam questões relevantes do Brasil, principalmente na área do direito e da política. Fico feliz em receber nesta noite, o nosso eterno professor. Muito obrigado por tudo".
Continuando as homenagens, o deputado estadual Roberto Massafera, ressaltou: "Eu me sinto orgulhoso por ocupar na Assembleia Legislativa do Estado a cadeira que um dia Amaral Gurgel ocupou. Para mim é um honra muito grande". Já o deputado federal Dimas Ramalho destacou a relevância de Amaral Gurgel para sua carreira universitária política: "Comecei a lecionar aqui na UNIARA com uma indicação do professor. A minha vida profissional e política deve-se aos seus pensamentos e à sua amizade. Muito obrigado".
O secretário estadual de Justiça, Luís Antônio Guimarães Marrey, genro do escritor, falou da importância que ele teve na sua vida. "Em sua casa, falávamos de tudo, mas principalmente de justiça e política. Aprendi muito, com ele".
Encerrando as homenagens, emocionado, Amaral Gurgel abriu sua fala com uma frase que reflete toda sua experiência e serenidade para continuar a escrever, dar sentido em cada momento que vive: "É preciso caminhar de frente pra vida e de costas pra morte", enfatizou.
Entre falas e um versos declamados em seguida, o "velho mestre" deu seu recado. Finalizou seu discurso com uma mensagem de muito carinho e tenacidade a todos da "querida" cidade natal. "Construam uma cidade mais alegre e melhor".
O evento encerrou-se com um coquetel e sessão de autógrafos do escritor. Uma noite inesquecível no circuito cultural e universitário de Araraquara e região.